sábado, 1 de novembro de 2008

O que se espera da escola pública?

Percebemos que os pais de alunos de escolas públicas não estão satisfeitos com as condições atuais do ensino e também possuem grandes preocupações em relação ao ambiente escolar. Pesquisas como a realizada, são muito importantes para definir as questões que se deve focar na tentativa de melhorar o ensino público brasileiro. Quais questões você considera mais importante? Deixe seu comentário!

Texto postado por: Aleksander Juzwiak

4 comentários:

Grupo Educação - AP FGV disse...

Achei muito interessante esta reportagem, Alex. O que falta nas escola publicas nao é, como muitos pensam, a concientizacao dos pais e alunos sobre a importancia de frequentar uma escola de qualidade (o que ficou claro pelos índices) mas sim, do meu ponto de vista, um melhor investimento nos professores. Na esfera publica, principalmente, os professores sao mal remunerados e tem pessimas condicoes de trabalho, como falta de material, salas mal conservadas e muitas vezes temem por agressoes de alunos. Deveria haver alguma medida governamental que "protegesse" esses profissionais, tanto como aumento salarial, como criar mais faculdades gratuitas para a formação de professores. O ensino nas escolas publicas pode deixar a desejar muitas vezes porque nao é dada a devida atenção à maneira com que os professores são tratados.(Marina)

Unknown disse...

Como é possível perceber na reportagem e no comentário acima, realmente o que falta nas escolas públicas não é conscientização dos pais, eles são aparentemente pela pesquisa quem realmente se importa e principalmente quem mais se importa com a questão da qualidade de ensino nas escolas públicas.É preciso que haja então, na minha opinião, um maior investimento nos professores para que o ensino fique melhor e os alunos se interessem mais e queiram estar na escola, porque apesar dos pais se interessaram, muitas vezes não acontece o mesmo com os alunos, já que como já foi dito, há um alto índice de violência na escola por parte inclusive e principalmente dos próprios alunos.A discussão em torno desse ensino público atual poderia apontar várias falhas, porém a mais gritante e que se corrigida poderia melhorar grande parte dos outros problemas é portanto uma maior atenção aos professores.

Anônimo disse...

Na minha opinião, para a melhoria da infra-estrutura do ensino púcblico deveria ser feita uma maior e melhor utilização de verbas neste setor. Com o governo investindo em boa qualidade de ensino(professores, equipamentos, etc.) e transformando a escola em um ambiente agradável pra as crianças e adolescentes, a formação de tais poderia ser muito mais proveitosa, deixando-as capacitadas para cursar uma boa universidade e se tornarem bons profissionais para o mercado de trabalho que cada vez mais vem exigindo uma boa formação.

Anônimo disse...

Em Parelheiros, um problema extremamente decorrente é também a segurança nas escolas. Existem denúncias de tráfico de drogas entre estudantes e uso de drogas em sala de aula. Pode ser que a falta de atividades que interessem o aluno incentive a pratica de atividades como essa nas escolas.

Visitem o blog de Segurança Pública para conhecer melhor o assunto!