segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Aprovação sem conhecimento

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, seiscentos e setenta e quatro municípios brasileiros conseguiram melhorar ou manter seu Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2005 a 2007 única e exclusivamente por causa do aumento nas taxas de aprovação.
Afim de atingir as metas de melhoria da qualidade da educação básica no país os municípios se utilizam de medidas como a aprovação de alunos sem conhecimento necessário para serem aprovados. Isso acaba mascarando os níveis da qualidade das escolas públicas e prejudica a ação do governo na adoção de medidas que melhorem a situação. Os municípios deveriam se conscientizar de que essa medida é prejudicial e pressionar os líderes educacionais a abandonar essa prática. Como você avalia essa atitute e que medidas poderiam ser mais eficazes para medir a qualidade do ensino público?
Texto postado por: Aleksander Juzwiak

3 comentários:

Grupo Educação - AP FGV disse...

A medida adotada por algumas escolas vai contra elas próprias: quando o governo cria um instrumento para que seja visado um diagnóstico da situação do ensino brasileiro, as mesmas excluem qualquer possibilidade de melhoria, uma vez que seu grau de aprovação é "bom". O que vocês acham disso? (Marina)

Anônimo disse...

realmente deprimente o que algumas escolas fazem com os alunos e com o sistema educacional ao aprovar alunos sem capacidade, pois isso afeta tanto o desenvolvimento do pais quanto as tentativas do governo para melhorar os problemas educativos

Anônimo disse...

Essa aprovação de fachada é ridícula. Os crápulas desses dirigentes da educação brasileira estão acabando com o que resta da péssima educação. Me envergonho de participar desta sacanagem, de mascarar uma realidade. São um bando de hipócritas. O que vai acontecer é que os bons professores que ainda restam perderão por completo o estímulo em educar. Lamentável!