segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Não pode faltar!

Já passou o tempo em que ir para uma pré- escola se resumia a passar as tardes pintando desenhos ou brincando de lego; não que isso não seja importante, mas hoje em dia sabe-se que só isso não é suficiente para estimular os vários sentidos das crianças para que elas ampliem sua capacidade cognitiva. Para que isso seja possível as creches e pré- escolas demandam de um planejamento pedagógico adequado.

Dentre as atividades que devem estar presentes nesse planejamento, além de brincar, estão: linguagem oral, movimento, identidade e autonomia, arte e leitura e escrita.

Ainda que brincar, linguagem oral, artes e movimento estejam presentes nas atividades propostas para as crianças de 2 a 6 anos, as outras atividades têm uma faixa etária de maior enfoque. Isso se dá em função dos 3 primeiros anos de vida estarem mais voltados para o desenvolvimento sensitório-motor enquanto que de 4 a 6 anos o pensamento das crianças é mais substitutivo e imitativo.

Para as crianças de até 3 anos, brincar desenvolve a imaginação, a linguagem oral leva ao início da fala, o movimento auxilia no aprendizado de se levantar e andar, a arte aguça os sentidos, a autonomia as auxilia na idependência e a identidade as ajuda a se identificarem em meio aos outros.

Já para as crianças de 4 a 6 anos as brincadeiras estimulam a concentração e o raciocínio, a linguagem oral ensina o planejamento do que se fala, o movimento passa a expressar o que a criança quer, a arte ajuda na formação do pensamento simbólico e a leitura e a escrita ajudam a melhorar a organização do pensamento.

Dada a importância disso basta esperar que todas as creches e pré-escolas consigam ter a estrutura física e pedagógica necessária e que metas como as do Plano Nacional de Educação, que preve para o início de 2011 o atendimento de 50% das crianças de até 3 anos e 80% das crianças de 4 a 6 anos, sejam efetuadas de fato.

Texto postado por: Denise Origuella

(http://revistaescola.abril.uol.com.br/edicoes/0217/aberto/nao-pode-faltar-394861.shtml)

4 comentários:

Anônimo disse...

acredito que preparar as crianças desde cedo para o futuro educacional e profissional é muito importante , porem é preciso tomar cuidado para nao sobre carregar elas caso contrario se tornarao adolecentes estressados com varios problemas psicologicos e de saude
ainda acredito que crinaça deve brincar

Grupo Educação - AP FGV disse...

A educação nos primeiros estágios de vida com certeza determinará o rumo dos estudos da criança, por isso acredito que seja muito proveitoso aplicar técnicas pedagógicas apropriadas para estimular o desenvolvimento dessas crianças. Entretando acredito que também seja importante manter atividades de inserção social com atividades típicas de ensino infantil. (Aleksander)

Unknown disse...

nao sei se estou totalmente de acordo com isso... sujeitar a crianças tao pequenas a esse tipo de pressao? sim... os pais estao pensando em garantir-lhes as melhores oportunidades no futuro... mas sera que isso eh realmente o melhor?

e creio que isso nos planteja uma outra questao sobre as espectativas que "temos" em relacao aos filhos... e outra... sera que o modelo que seguimos atualmente eh o mais adequado e mais satisfatorio? eh isso que queremos das nossas vidas?

Bakonyi disse...

Parabéns pela seriedade no tratamento dos temas. O grupo realmente levou a sério o caráter principal de um blog que é veicular informações por uma fonte de certa forma autonôma, independente da mídia, dessa forma, menos suscetível a pressões e forças maiores. Fico orgulhoso de estudar na mesma sala de pessoas tão sérias e competentes.
Uma boa continuidade no trabalho pra vocês, espero que ele não acabe aqui.

fernando bakonyi