terça-feira, 4 de novembro de 2008

Provinha Brasil

Pela segunda vez neste ano, os alunos matriculados no segundo ano de escolarização terão a oportunidade de participar da Provinha Brasil.
A avaliação é uma iniciativa inaugurada pelo Ministério da Educação (MEC) no primeiro semestre de 2008, que visa oferecer às redes públicas de ensino um instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização das crianças com idade entre seis e oito anos de idade.
O teste é aplicado em sala-de-aula pelos próprios professores. A data sugerida para a aplicação desta segunda edição da Provinha Brasil é entre a segunda quinzena de novembro e dezembro de 2008
Nesta edição, a Provinha Brasil seguirá os mesmos moldes do teste aplicado no início do ano. A diferença será que, neste teste, as habilidades medidas terão um grau maior de complexidade, com o intuito de possibilitar que os professores verifiquem os avanços de cada um de seus alunos, no domínio dos códigos e compreensão da leitura e escrita, no período posterior ao diagnóstico realizado por meio do primeiro teste, em abril de 2008.
As redes que não fizeram a aplicação do primeiro teste nas suas escolas podem aplicar este segundo, com o objetivo de avaliar de forma sistematizada em que nível de alfabetização se encontram os alunos concluintes do segundo ano de escolaridade.
Os dados coletados por meio da avaliação podem contribuir com o planejamento pedagógico dos professores que trabalharão com estas crianças no terceiro ano de escolaridade.
Toda a aplicação, correção, análise e utilização dos resultados da avaliação fica sob a responsabilidade direta de cada Secretaria de Educação. Também fica a critério das secretarias realizar a aplicação nas escolas da rede privada sob sua administração.
Em 2009, será implantada também a Provinha Brasil de matemática. Da mesma forma que a provinha de língua portuguesa, a provinha de matemática será para estudantes do segundo ano do ensino fundamental.


(http://provinhabrasil.inep.gov.br/)

(
http://portal.mec.gov.br/seb/index.phpoption=com_content&task=view&id=11530&interna=6)

Texto postado por: Dênis Dertadian

7 comentários:

Anônimo disse...

E precisa de provinha para diagnosticar o nível de alfabetização? Na prática já é bem evidente "grau" que o ensino público se encontra. Só o governo mesmo para promover provas que retificam os próprios erros.

Grupo Educação - AP FGV disse...

Mariana, concordo com sua afirmação, o nível do ensino brasileiro é muito baixo. O problema é, creio eu, não a aplicação da provinha em si, mas o "pós", digamos. A população nao fica sabendo das deficiencias do ensino e com isso nao fica no direito de lutar por mudanças! Seria interessante procurarmos, para uma nova postagem no blog, se há algum site na web que divulgue os problemas e as medidas tomadas. Obrigada pelo comentário! (Marina)

Anônimo disse...

Lamentável,esta provinha conclui como o Brasil é um país problemático e com um péssimo governo.O ensino público é fraco,e não precisa de nenhuma provinha para evidenciar isto.

Anônimo disse...

Aplicar uma prova desse tipo significa que o sistema de ensino público não acompanha eficientemente o aprendizado desde cedo! É no dia-a-dia nas salas de aula que o professor deve perceber os defeitos no sistema e as dificuldades dos alunos e não a partir de uma única prova que deixa de avaliar vários aspectos importantes.

Grupo Educação - AP FGV disse...

Nao acredito que seja a provinha em si o problemas, mas sim o contexto em que é aplicada. Tanto os alunos como professores, pouco valorizam essa medida nao levando-a a serio. Assim, os resultados sao distorcidos dificultando eventuais medidas do governo. Outro fator a ser analisado é se o governo aplica essa prova com reais intençoes de procurar saber onde o ensino é deficiente ou apenas para convencer a populçao de que está se preocupando com a educação do país. Acredito que se aplicada corretamente para depois ser analisada e contribuir para mudanças, a provinha pode ser uma boa alternativa para compreender o ensino público. (Aleksander)

Unknown disse...

Essa iniciativa da aplicação da provinha brasil pode colher bons frutos se aplicada de maneira adequada, ou seja, da maneira em que foi planejada. Porém estamos cientes que nem sempre as escolas e os alunos dão a devida importância a iniciativas como esta. Na minha opinião haver um maior enfoque na relevância destes tipos de avaliação, para a conscientização dos principais beneficiados, os jovens, já que seu objetivo é a melhoria do ensino no país.

Anônimo disse...

Não será ela também uma forma de avaliar o nível dos professores, afinal , eles é que estão alfabetizando essas crianças.
Quem sabe capacitando, selecionando melhor o professor tudo melhora.